Posso levar o xampu e o desodorante na mala de mão? E o alicate de unha, precisa ser despachado? E se a mala com os presentes de Natal da família não chegar ao aeroporto, a quem recorrer? Tenho direito a algum reembolso em razão do prejuízo?

Na época de festas de final de ano, período de maior movimentação nos aeroportos brasileiros, o “Turismo” preparou uma lista de perguntas e respostas sobre as bagagens de quem vai embarcar.

Uma das primeiras regras: “É importante lembrar que, a partir do momento do checkin, é a companhia aérea a responsável por tudo o que acontece com a mala”, diz Cláudia Amaral, advogada do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor).

Logo, se a bagagem chegar ao destino com danos ou for extraviada, a empresa aérea deve ser a primeira avisada (em caso de furto de algum item, a Agência Nacional de Aviação Civil também recomenda avisar a polícia).

Vale saber que, nesses casos, as empresas só são obrigadas a reembolsar gastos com a compra de roupas, por exemplo, se a bagagem não for encontrada e devolvida em um prazo de até 30 dias.

Mas algumas companhias podem usar o bom senso e antecipar o dinheiro. “Especialmente se houver necessidade de comprar itens imprescindíveis de uso pessoal, e se notas fiscais forem apresentadas”, pontua Cláudia.

A indenização costuma ser estipulada a partir do peso da bagagem –por isso, se for levar objetos de valor, declare-os à companhia no check-in (o procedimento pode ter custos, definidos pela empresa).

PODE OU NÃO PODE?

Outras dúvidas frequentes dizem respeito ao que é permitido ou não nas bagagens que não são despachadas.

Líquidos, um frasco de desodorante aerossol e até um isqueiro pequeno –que muita gente acredita serem vetados–, por exemplo, podem ser levados na cabine em voos domésticos (nos internacionais, muitas regras mudam).

Itens como canivetes precisam ser despachados, assim como artigos esportivos e instrumentos musicais (os dois últimos entram na conta do peso máximo permitido).

[Fonte: Folha de São Paulo]

 

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