Há algum tempo Belo Horizonte divide a atenção dos turistas com o Instituto Inhotim. Visitar a capital mineira sem cogitar ao menos um dia em um dos mais espetaculares museus de arte contemporânea do mundo se torna cada dia mais impensável. É hora de abrir os olhos para o maravilhoso espaço do Inhotim, que agrada não só pelas galerias e instalações de arte contemporânea, mas também pela espetacular área verde e jardins que fazem dele um lugar único. É espaço para respirar arte e ar puro em meio às encantadoras paisagens de Brumadinho. Certamente uma dica imperdível para quem está passeando por Minas Gerais. Chegar ao Inhotim não é difícil, os preços são acessíveis, os restaurantes são ótimos e você sairá de lá com a certeza de querer voltar muitas vezes. Afinal, é impossível visitar tudo em um só dia!

Sempre tive muita curiosidade em relação ao Inhotim. Imaginava como poderia um espaço dedicado à arte também ser, ao mesmo tempo, totalmente voltado para se tornar um belo jardim botânico. Tentava entender como era possível não ser viável percorrer todo o Inhotim em apenas um dia. Quão grande ele poderia ser? Ou quão exagerados eram os colegas que já haviam estado lá e voltavam falando tantas maravilhas? Depois de dois dias entre visitas às galerias e passeios por jardins saídos de contos de fadas, descobri que o Inhotim é grandioso de verdade. E que, acima de tudo, ele é é imperdível! Tudo o que eu ouvi durante anos sobre as maravilhas do Inhotim pude comprovar pessoalmente. E posso garantir que o encantamento não era só meu. O Inhotim é lugar para todos!

Com programações variadas, espetáculos musicais e até grandes festivais, o Inhotim cada dia conquista mais admiradores e visitantes. Aos poucos, o Brasil está descobrindo que temos um museu digno dos melhores do mundo. E o mundo, que não é bobo, tem andado um bocado por lá! Não é raro encontrar estrangeiros encantados com a imensidão e com o acervo excepcional do Inhotim. E chegou a hora de você descobrir também o que o Inhotim tem de tão especial! Então vamos às dicas e dúvidas sobre uma das melhores atrações turísticas do Brasil.

O que é o Inhotim

O Instituto Inhotim é um mix de museu de arte contemporânea e jardim botânico. Um espaço dedicado à preservação da arte e também de espécies naturais de todo o mundo. Tudo anda junto e de maneira tão harmônica que a nossa impressão é de as obras de arte sempre estiveram lá. Idealizado em meados dos anos 80 pelo empresário mineiro Bernardo de Mello Paz, o Inhotim era uma área particular que aos poucos se transformou em um espetacular jardim botânico e um grandioso museu de arte contemporânea. São mais de vinte galerias dispostas em uma área verde com mais de 20 km². Tudo tomado por belos jardins. No caminho entre as galerias e jardins, obras de arte a céu aberto se juntam a flores, árvores e lagos que desenham o percursos dos visitantes. 

O que fazer no Inhotim e como circular pelo local

Quem visitar o Inhotim poderá percorrer mais de vinte galerias de arte que estão localizadas em meio a belíssimos jardins. O passeio é sempre um mix de arte e natureza, sendo que muitas vezes as duas estão interligadas. Os prédios das galerias, por si só, já são belas obras de arte. Com destaque para as galerias Claudia Andujar, True Rouge, Psicoativa Tunga e a Galeria Adriana Varejão. Sempre com projetos arquitetônicos diferentes, são belos cenários em meio ao verde.

Apesar de serem incríveis obras por fora, é no interior de cada galeria onde está grande parte da riqueza do Inhotim. A cada prédio que você deixar de entrar estará perdendo uma boa surpresa, por isso, entre em todas as portas abertas. Fique atento também às obras de arte dispostas ao longo dos trajetos, algumas delas estrelas do museu, como os fusquinhas de Jarbas Lopes que compõem a obra Troca-Troca e as vigas enterradas de Chris Burden na obra Beam Drop Inhotim. Ah! lembre-se de fazer muitas fotos! O Inhotim é maravilhoso até nisso. Fotografias são permitidas, bem-vindas e estimuladas. Afinal, o compartilhar arte é sempre uma boa ideia.

[Fonte: Site Melhores Destinos]

Faça seu city tour com a Receptive Transfer. Cobrimos qualquer orçamento! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *